Serviços SCL Engenharia

Clique e veja os detalhes de cada serviço oferecido por nós.

PERMISSÃO DE TRABALHO - PT

É um documento utilizado em trabalhos de risco elevado, tais como

  1. Trabalho em Altura;
  2. Espaço Confinado;
  3. Abertura de Linha;
  4. Trabalho a Quente;
  5. Travamento de Fonte de Energia.

É um formulário usado para controlar o acesso ao trabalho em áreas de risco elevado por período pré-determinado pela empresa.

Portanto é uma ferramenta de avaliação, documentação e permissão de exposição à possíveis riscos causadores de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.

Uma das fases da PT Permissão de Trabalho é a APR - Análise Preliminar de Risco.

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO - PGR

O Programa de Gerenciamento de Riscos - PGR - é um programa que deve ser utilizado para fins de prevenção e gerenciamento dos riscos ocupacionais.

Os riscos a serem gerenciados no PGR, Programa de Gerenciamento de Riscos, são: agentes físicos, químicos, biológicos e os resultados da avaliação de ergonomia nos termos da NR-17.

Conforme o item 1.5.7.1 da NR01, O PGR deve conter, no mínimo, os seguintes documentos:

  • inventário de riscos;
  • plano de ação.

PROJETO DE ADEQUAÇÃO NR 12

O projeto de adequação NR12 diz respeito à normatização da parte elétrica e da partede automação de uma empresa, no que diz respeito à Norma Regulamentadora NR- 12, que trata da segurança do trabalho em máquinas e equipamentos.

Com isso, o projeto de adequação NR12 deve ser desenvolvido sempre por empresas que possuem um nível de experiência no mercado, visto que a norma versa sobre a segurança do patrimônio, mas principalmente do colaborador da área.

Esse projeto de adequação NR12 garante prioritariamente o laudo técnico de tudo que precisa ser modificado para que as instalações da empresa ou indústria estejam em perfeita harmonia com o que especifica a Norma Regulamentadora NR-12.

PROJETO DE LINHA DE VIDA E PONTO DE ANCORAGEM - NR 35

Com profissionais altamente qualificados, levamos para nossos clientes as melhores soluções custo benefícios para trabalho em altura. Para garantir 100% das soluções ela tem a sua disposição equipes de Engenheiros e Peritos para elaboração de Laudos.

Normas específicas:

  • NR 35 de Trabalho em Altura;
  • Anexo II Sistema de Ancoragem;
  • NBR 16325 Dispositivos de Ancoragem;

O projeto de linha de vida, desenvolvido para reter a queda de 01 trabalhador, deve ser dimensionado com 6 kN ou 600 kgf. Esse é o esforço gerado durante a queda de um trabalhador de 100 kgf.

Também devemos projetar os esforços transmitidos para as ancoragens e para a estrutura da edificação, afim de validar a resistência de toda a estrutura. Os nossos projetos são de responsabilidade técnica de engenheira mecânica e de segurança do trabalho.

PRONTUÁRIO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

O item 10.2.4 da NR-10 estabelece que todos os estabelecimentos com carga superior a 75KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo:

  • Diagrama unifilar atualizado.
  • Laudo de Para-Raios e aterramento.
  • Laudo das instalações elétricas.
  • Relação dos equipamentos de proteção, EPC e EPI.
  • Laudo de classificação de área.
  • Especificação de ferramental.
  • Documentação dos profissionais qualificados, habilitados, capacitados e autorizados.
  • Projetos Elétricos.
  • Outros documentos tais como relatório de manutenção da cabine de alta Tensão, manutenção dos transformadores, laudo termográfico, entre outros.

TERMOGRAFIA EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

O item 10.2.4 da NR-10 estabelece que todos os estabelecimentos com carga superior a 75KW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo:

  1. Diagrama unifilar atualizado.
  2. Laudo de Para-Raios e aterramento.
  3. Laudo das instalações elétricas.
  4. Relação dos equipamentos de proteção, EPC e EPI.
  5. Laudo de classificação de área.
  6. Especificação de ferramental.
  7. Documentação dos profissionais qualificados, habilitados, capacitados e autorizados.
  8. Projetos Elétricos.
  9. Outros documentos tais como relatório de manutenção da cabine de alta Tensão, manutenção dos transformadores, laudo termográfico, entre outros.

TESTE DE ARRANCAMENTO ESTÁTICO EM PONTOS DE ANCORAGEM

O objetivo do Teste de Arrancamento Estático em Pontos de Ancoragem é constar a conformidade com as Normas Regulamentadoras Aplicáveis dos pontos de ancoragem instalado para fins de realização de serviços em altura de um modo geral, com intuito de garantir a segurança do trabalhador designado à tarefa.